Entre os dias 5 e 8 de novembro de 2019 aconteceu o XVI Poscom - Seminário dos alunos de pós-graduação em Comunicação, organizado pelos discentes de mestrado e doutorado da PUC-Rio.
Sob o tema “Comunicação é ciência: disputas, saberes e práticas”, a mesa de abertura ocorreu em 5 de novembro e contou com a participação da prof. Dra Beatriz Beraldo (IBMR), egressa do PPGCOM da PUC-Rio e membro do LAC - Laboratório de Antropologia do Consumo (PUC-Rio); do prof. Adilson Cabral (UFF); e do prof. Cristiano Ribeiro (ECO-UFRJ), com mediação da prof. Dra. Patricia Mauricio (PUC-Rio).
A 16a edição do Poscom, Seminário dos alunos de pós-graduação em Comunicação, organizado pelos discentes de mestrado e doutorado da PUC-Rio, contou com uma novidade: oficinas ministradas por doutorandos do programa, com conteúdos relevantes para dentro e para fora do universo acadêmico.
No dia 6 de novembro a doutoranda do PPGCOM da PUC-Rio, Maria Carolina Medeiros, inaugurou as oficinas ensinando como devem ser as apresentações de artigos em congressos acadêmicos, privilegiando o que abordar nos 15 minutos que se tem em média para apresentar um trabalho.
No final da tarde o jornalista Valmir Moratelli, também doutorando do PPGCOM da PUC-Rio, fez a palestra “Da academia para as livrarias: o percurso de uma dissertação”, na qual defendeu a publicação de trabalhos acadêmicos no meio comercial como forma de combate às críticas que a área de pesquisa científica vem sofrendo no atual governo. Ele também falou da experiência com seu livro “O que as telenovelas exibem enquanto o mundo se transforma”, resultado da pesquisa de mestrado.
No dia seguinte, 7 de novembro, a doutoranda do PPGCOM Livia Boeschenstein, pesquisadora do LAC - Laboratório de Antropologia do Consumo (PUC-Rio) falou sobre estratégias de publicações acadêmicas, revelando dicas preciosas e fundamentais a todo estudantes de pós-graduação.
Para encerrar as oficinas do evento, Luciana Pereira, doutoranda do PPGCOM e professora do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, explicou que estratégias podemos usar para divulgar nossas pesquisas para além da academia.
Confira em nossa Programação.